Procurando uma solução de Gestão de Manutenção para a sua frota?

Encontre o sistema ideal de gestão de frotas para a sua empresa

Confira qual é o melhor sistema de gestão de frotas, suas principais características e entenda qual utilizar em suas operações de transportes.
Conheça qual é o melhor sistema de gestão para a sua frota.

A dúvida sobre qual é o melhor sistema de gestão de frota é bastante comum, mas a resposta não é única e depende de vários fatores. 

O sistema ideal é aquele que se alinha melhor às necessidades e desafios específicos da sua operação. 

Por exemplo, se o foco da empresa é aprimorar o controle de custos operacionais, um sistema com módulo financeiro será mais adequado. 

Por outro lado, se o desafio está no gerenciamento eficiente das atividades diárias, como nas atividades diretamente relacionadas à frota, precisa de funcionalidades diferentes, necessitando de outro tipo de sistema.

A seguir, entenda melhor:

O que é e para que serve o sistema de gestão de frota?

O sistema de gestão de frota é uma tecnologia desenvolvida para auxiliar no controle de veículos nas empresas de transporte, serviços de entrega e outras organizações que dependem de frotas veiculares.

É um tipo de sistema que serve para centralizar, organizar e simplificar todas as atividades relacionadas à frota, desde o inventário de veículos até a manutenção programada e análise de desempenho dos motoristas.

O objetivo central que leva muitos gestores a contratarem um sistema de gestão é aumentar a eficiência operacional e reduzir custos.

KIT
Ferramentas para a gestão de frotas

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

O que faz um sistema de gestão de frota?

O sistema de gestão de frota faz o controle das diferentes áreas e rotinas de uma operação de transporte, dando ao gestor um apoio para delegar tarefas, solicitar orçamentos e tomar suas decisões, de maneira geral.

Dependendo do sistema escolhido, você pode se deparar com diferentes funcionalidades. Ainda assim, não faltarão meios de centralizar todos os controles em um único lugar, pois a maioria das tecnologias também oferecem possibilidades de integração.

Isso pode incluir:

  • Inventário de veículos;
  • Controle de manutenções;
  • Gestão das rotas;
  • Monitoramento de veículos e cargas;
  • Controle de combustível e abastecimentos;
  • Comportamento de condução dos motoristas.

Qual é o melhor sistema de gestão de frota?

Não existe uma resposta única para esta pergunta. O melhor sistema de gestão de frota irá depender das necessidades e objetivos de cada operação. Por isso, no momento da escolha de um, é importante ficar atento à fatores como:

Tem funcionalidades adequadas para a sua frota

Mais do que avaliar as características e benefícios de cada sistema de gestão de frotas disponível no mercado, você precisa entender quais são as verdadeiras necessidades da sua operação. Esse, na verdade, precisa ser o seu primeiro passo.

A partir disso é que você conseguirá fazer uma análise crítica sobre qual sistema faz mais sentido para a sua frota.

Possui uma usabilidade prática e intuitiva

É fundamental que a plataforma seja de fácil navegação, permitindo que os gestores e operadores acessem rapidamente as informações necessárias no momento em que precisam.

Uma interface e experiência de uso clara e bem projetada são essenciais para a satisfação dos usuários e eficiência operacional, permitindo que mesmo aqueles com habilidades técnicas limitadas possam utilizar o sistema sem enfrentar problemas.

Faz o controle de custos operacionais

Se o sistema contribuir para a visibilidade e análise de despesas da sua frota, reunindo dados sobre combustível, manutenção e pneus, além de outros custos da frota, é um ponto que o faz se destacar na dúvida sobre qual é o melhor sistema de gestão de frota.

Quando essa visualização é centralizada e justificada, fica mais fácil identificar os gargalos e promover a economia e redução dos custos.

Gera análises e relatórios automaticamente

A capacidade de gerar análises e relatórios automaticamente é uma característica fundamental para determinar qual é o melhor sistema de gestão de frota. 

Mais que isso, os relatórios e gráficos gerados devem ser fáceis de visualizar e entender, permitindo análises concretas e estratégicas sobre a situação real da frota.

A atualização automática do painel de controle do sistema também é algo que você pode considerar na sua escolha do melhor sistema.

Realizar integração entre sistemas e tecnologias

Um sistema de gestão de frota de alta qualidade oferece capacidades de integração com outros sistemas e tecnologias. Isso inclui ERPs, sistemas de rastreamento de veículos, softwares de manutenção e de gestão de pneus, entre outras possibilidades para frotas.

Essa integração permite uma visão unificada das operações e facilita o compartilhamento de dados entre diferentes departamentos.

Possui suporte técnico

Quando estiver avaliando qual é o melhor sistema de gestão de frota para a sua empresa, você não pode deixar de questionar sobre o suporte técnico e pós-venda.

Principalmente por se tratar de tecnologias logísticas e inovadoras, um bom processo de onboarding e até treinamentos podem ser um diferencial para você e sua equipe aproveitarem todos os benefícios que o sistema oferece.

Além disso, um bom suporte técnico garante que qualquer interrupção no sistema seja rapidamente resolvida, mantendo as operações da frota funcionando sem problemas.

Tem um bom custo benefício e gerar ROI à empresa

O melhor sistema de gestão de frota oferece um bom custo benefício e é capaz de gerar um retorno sobre o investimento (ROI) para a empresa. 

Isso significa que o valor que o sistema agrega à operação da frota deve superar seu custo, contribuindo para a rentabilidade geral do negócio. A análise do ROI ajuda a garantir que o sistema escolhido seja um investimento sólido e produtivo para a empresa.


Embora o ROI só possa ser calculado após a contratação e utilização efetiva do sistema, você pode avaliar cases de sucesso desses sistemas e consultar outras pessoas e empresas que já o utilizaram.

Decidir sobre o melhor sistema de gestão de frota é um passo importante para o sucesso de suas operações. Para garantir que você faça a escolha mais informada e benéfica, conheça as soluções para frotas da Prolog.

Agende agora sua demonstração gratuita e dê o primeiro passo em direção a uma gestão de frota mais eficiente e produtiva.

Autor

Jade Zart

Leia também

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.